terça-feira, 22 de março de 2011

Os filhos da era digital

              Atualmente,em meio a tanta inovação tecnológica e a revolução digital, a aprendizagem dos alunos não de dá de forma linear.
             Essa nova geração tem uma capacidade imensa de lidar com as novas tecnologias e, assim absorvem vários conteúdos ao mesmo tempo.
             A utilização dos jogos de videogames, por exemplo, permite que a criança desenvolva uma maior capacidade cognitiva mediante a velocidade na hora de responder questões e tomar decisões. Porém, essa velocidade também permite que a criança se tornem menos reflexiva.
            Nesse contexto, a internet apresenta como pontos positivos na aprendizagem a acessibilidade à  novas culturas, fontes de pesquisa, jogos e vídeos educativos como novos recursos de mídias.
           Diante da facilidade de lidar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo o computador acaba por transformar a mente das crianças.
          Nos dias de hoje, as crianças, entituladas nativos digitais, são aquelas que fazem uso da  rede cibernética diariamente, vivendo imersos nesse mundo e que não imaginam a vida sem as novas tecnologias. Em contrapartida, a esse grupo, temos os imigrantes digitais,são aqueles que viram o nascimento da internet e se adaptaram a ela.
          Cabe a nós, enquanto educadores, sabermos lidar de forma interativa com as novas tecnologias e assim, poder contribuir significativamente no processo de aprendizagem para a geração digital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário